Com o crescimento vertiginoso do mercado canábico nos Estados Unidos, não restam dúvidas de que o país possui hoje a maior população de maconheiros do planeta.
Disposto a mapear a distribuição dos usuários de cannabis pelo país, o The Washington Post elaborou um mapa com base no mais recente relatório do Substance Abuse and Mental Health Services Administration (SAMHSA).
E não teve para ninguém! Ao que tudo indica, a região da baía de São Francisco, na legalizadíssima Califórnia, concentra a maioria dos maconheiros dos Estados Unidos.
Mais de 15% dos moradores de São Francisco acima de 12 anos usam maconha ao menos uma vez ao mês ou mais. Em contraste, o conservador & proibicionista Texas possui o menor índice de usuários do país (4%).
Nacionalmente falando, o levantamento mostra que 7,7% das pessoas acima de 12 anos – algo em torno de 20,3 milhões de norte-americanos – consomem maconha no mínimo mensalmente. Os dados referem-se a mais de 200 mil participantes.
“Nós continuamos a notar uma variação relativamente grande no uso de maconha”, declarou Art Hughes, um dos responsáveis pelo estudo.
Vale lembrar que os números analisados referem-se ao período entre 2012 e 2014 – antes da legalização do uso recreativo de maconha no Colorado, em 2014.
*Foto: David McNew/Getty