Embora a maconha não afete os reflexos tanto quanto o álcool, dirigir chapado nunca é uma boa ideia. Tanto que esta é uma preocupação constante das autoridades nos locais onde a erva é legalizada.
Um bom exemplo é o Departamento de Trânsito do Colorado, que tem investido pesado em campanhas para conscientizar os motoristas sobre o tema.
Vale tudo para chamar a atenção dos maconheiros, incluindo imagens impactantes de carros destroçados em formatos que remetem a baseados acesos.
Com o slogan “Hits lead to hits. Don’t drive high” (“Pegas levam a batidas. Não dirija chapado”, numa tradução literalíssima), o gigantesco outdoor reforça a mensagem pelas ruas de Denver.
Segundo matéria do site Westword, 20% das multas aplicadas no Colorado destinam-se a pessoas dirigindo sob o efeito da erva. “Nós temos cada vez mais agentes treinados para detectar o uso de cannabis ao volante”, declara Sam Coyler, porta-voz do Departamento de Trânsito.
Lançada no último mês de maio, a iniciativa também inclui os vídeos a seguir:
Esta não é a primeira campanha publicitária destinada a alertar sobre os riscos de dirigir após o consumo de maconha no Colorado. Clique aqui para ver a primeira ação do gênero nos Estados Unidos.