CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > ATIVISMO > Jornalixo 420 #24

Jornalixo 420 #24

No Maryjuana, o jornalismo é levado a sério!

Não por acaso, uma vez por semana analisamos a cobertura sobre maconha feita pela “imprenÇa” nacional, em busca dos fatos mais bizarros que apenas a lógica proibicionista pode oferecer.

A seguir, confira as notícias mais toscas sobre maconha veiculadas pela cada vez mais desprestigiada mídia de massa tupiniquim:

– Qual é o crime de verdade?

jornalixo_maconha

Para alguns jornalixistas brasileiros, DOIS míseros pés de maconha possuem tanta relevância quanto uma gravíssima tentativa de assassinato de uma adolescente – fato explícito no título desta lamentável “reportagem”.

– Jardineiro não é traficante!

jornalixo_santa_maria

No Rio Grande do Sul, um jardineiro de 50 anos foi preso com 18 pés de maconha e está sendo acusado de tráfico de drogas simplesmente por ser um usuário que optou plantar para não comprar. Até quando, Brasil?

– Usar calcinha é crime?

calcinha_jornalixo

Homofobia e outros tabus conservadores & proibicionistas andam sempre de mãos dadas no Brasil e são o pano de fundo de muitas “reportagens” jornalixísticas publicadas diariamente, ajudando a formatar a cabeça careta, machista e misógina de uma parcela considerável da população. Afinal de contas, qual a relevância de uma matéria como esta, em que um simples usuário vira manchete por portar uma pequena quantidade de maconha e usar lingerie?

– Cultivo: sempre um tabu

idoso_jornalixo

É incrível como os “grandes” meios de comunicação nutrem um insaciável tabu – para não dizer, fetiche – pelo cultivo de maconha. Pode acontecer qualquer coisa, mas se tiver um pé de maconha na cena, este será o destaque da “reportagem”. Neste caso – com uma evidente suspeita de tráfico, além de porte ilegal de armas e munições – novamente algumas poucas e ocasionais plantas foram para na manchete.

– Maconha na janela

janela

Deve ser extremamente frustrante (ou não?) para um policial perder seu precioso tempo de trabalho caçando indefesas plantinhas que tomavam um sol na janela. Mais patético que isso só a tentativa do coleguinha em transformar este fato inócuo em algo relevante.

– Deixem as plantas em paz!

maconha3

A cidade de Santa Fé do Sul (SP) também deve ser um local tão, mas tão tranquilo, que a polícia não tem mais o que fazer além de caçar sete estas sete lindas plantinhas cultivadas em exterior. Fica a fica: enquanto houver proibição, INDOOR sempre!

– Usuário não é traficante!

jovens_jornalixo

Que espécie de jornalismo é esse que faz um escarcéu – incluindo fornecer o nome completo e apelido dos envolvidos – por causa da apreensão de três jovens usuários flagrados com uma quantidade mínima de erva? Jornalixo da pior espécie, claro! Quem aí também tem certeza que estes garotos são pobres e moradores de periferia?

– Os interessados na proibição

coxa

Não é por acaso que muitos agentes policiais – sem falar em políticos, pastores e jornalixistas em geral – são defensores ferrenhos da guerra às drogas: pois eles lucram muito com isso!

– Princípio da irrelevância

jornalixo_pe_maryjuana

Até quando meros aspirantes a jardineiro continuarão a ser presos por cultivo de UM pé de maconha? E, pior, virarão notícia por isso? Apenas ridículo!

You may also like
Maconha também é propósito: um olhar reflexivo para além de 2023
Marcha da Maconha é alvo de perseguição política no interior paulista
Ministro Barroso divulga vídeo com defesa de descriminalização da maconha
Associações canábicas: tudo o que você sempre quis saber sobre o tema

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.