CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > MUNDO > Cidades holandesas vão plantar maconha

Cidades holandesas vão plantar maconha

Funcionários de municípios holandeses se preparam para participar de uma experiência governamental para plantar maconha, que poderá levar à produção legal na Holanda, indicou nesta terça-feira a radiotelevisão pública NOS.

A nova coalizão governamental holandesa espera introduzir, em seis meses, um projeto de lei sobre “experimentações com o cultivo tolerado de plantas de cannabis para uso recreativo”.

O objetivo é encontrar uma forma de superar as ambiguidades da lei holandesa.

No país, a venda de pequenas quantidades de cannabis – menos de 5 gramas por pessoa – foi descriminalizada em 1976, e 600 “coffee shops” vendem a droga legalmente no país.

Entretanto, o cultivo e a venda por atacado de maconha continuam proibidos. Por isso, os proprietários desses cafés precisam adquirir o produto de criminosos ou cultivadores ilegais para atender a demanda.

Essa experiência, que deve ser executada em seis municípios, busca determinar “se e como a cannabis controlada pode ser fornecida legalmente aos ‘coffee shops’ e quais seriam os efeitos”, indica o governo em seu acordo de coalizão publicado em outubro.

Segundo a NOS, 25 municípios, entre eles Breda e Roterdã, são candidatos a participar do teste.

O prefeito de Breda (sudoeste), Paul Depla, deseja “que se experimentem todos os modelos possíveis para que possamos escolher qual é o melhor para regular a produção da erva”.

Segundo o governo, os resultados desta experiência serão “avaliados de forma independente”, antes de se decidir qual opção será escolhida.

O Uruguai é, desde dezembro de 2013, o primeiro país do mundo a legalizar a produção, a distribuição e o consumo de cannabis. Desde 19 de julho, a maconha de uso recreativo é vendida em farmácias.

*Fonte: AFP

You may also like
Amsterdã fica de fora do experimento de legalização da maconha na Holanda
Amsterdã: prefeita propõe legalização da cocaína para combater o tráfico
Ministro do STJ propõe veto aos habeas corpus para cultivo de maconha
Governo Lula emite nota favorável ao cultivo de cannabis medicinal

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.