CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > VAPER > SAÚDE & BEM-ESTAR > Guia de Terpenos #2: Limoneno

Guia de Terpenos #2: Limoneno

Dando sequência ao Guia de Terpenos Maryjuana, nesta semana apresentamos o limoneno.

De aroma inconfundível, o limoneno é outro composto aromático muito comum à cannabis – e também à diversas outras plantas e frutas cítricas, como veremos mais a seguir.

Caso você ainda não saiba o que são terpenos, não tem problema! Vem comigo que eu te explico tudo!

Limoneno: versátil e delicioso

Fórmula estrutural do limoneno: C10H16

Considerado um dos terpenos mais abundantes na natureza, não por acaso o limoneno está presente em uma enorme quantidade de genéticas canábicas, além de ser o responsável pelo aroma característico das frutas cítricas, incluindo limão, laranja e tangerina.

Muito aromático, é usado com frequência pelas indústrias de alimentos, cosméticos, medicamentos e produtos de higiene e limpeza, entre outras.

Classificado como um monoterpeno, funciona em sinergia com compostos da cannabis – a exemplo do tetrahidrocanabinol (THC) e o canabidiol (CBD) – aumentando a eficácia dos canabinoides no tratamento de diversas condições de saúde.

Sabor e aroma do limoneno

Frutas cítricas, de modo geral, são ricas em limoneno

Depois do mirceno, o limoneno é o terpeno mais abundante nas genéticas canábicas. Mas isso não significa que todas essas flores necessariamente cheirem a limão.

Disponível na natureza em diferentes formas químicas, o aroma e sabor do limoneno também podem ter nuances de laranja, tangerina e até mesmo de uva.

Em geral, as strains ricas neste terpeno se caracterizam pelo aroma cítrico e adocicado.

Efeitos medicinais

Alvo de diversos estudos científicos pelo mundo afora, o limoneno possui propriedades medicinais reconhecidas, como a capacidade de aumentar a permeabilidade celular, facilitando a assimilação de outras substâncias pelo corpo humano.

Confira todos os benefícios que este terpeno traz à saúde:

  • Melhora o humor;
  • Reduz o estresse físico e mental;
  • Reduz a ansiedade;
  • Antidepressivo;
  • Antitumoral;
  • Antisséptico;
  • Melhora a imunidade;
  • Antimicrobiano;
  • Combate problemas gástricos, como refluxo e queimação estomacal

Strains ricas em limoneno

Super Lemon Haze é uma das muitas strains ricas em limoneno

Cada genética de cannabis possui um perfil aromático único, sendo que – devido à influência de clima, métodos de cultivo, nutrição, etc – as plantas podem apresentar terpenos distintos. Isso significa que uma mesma strain pode apresentar determinados terpenos em detrimento de outros, dependendo de como e onde foi cultivada.

Mas, no geral, o limoneno é encontrado em grandes quantidades em genéticas como a Super Lemon Haze, Jack Herer, Lemon Skunk e Durban Poison, só para mencionar algumas strains mais estáveis e que já tiveram seus perfis aromáticos mensurados.

Temperatura

Ao consumir os terpenos por via inalatória, o controle de temperatura é um dos aspectos mais importantes. Extremamente voláteis, muitos terpenos podem não resistir às altas temperaturas.

Não por acaso, métodos que envolvam combustão (como o bom e velho baseado) não são indicados para quem deseja degustar ao máximo desses compostos.

Sendo assim, a vaporização é uma das maneiras mais eficientes para o consumo de terpenos. Dê preferência aos vaporizadores de ervas com regulagem de temperatura.

Em geral, recomenda-se que a vaporização ocorra em alguma temperatura entre 180º C a 210° C (356º F a 410°F). Mas cabe a você experimentar até encontrar a configuração que mais se ajusta ao seu gosto e tipo de erva vaporizada.

Vale ressaltar que diferentes canabinoides e terpenos vaporizam a diferentes temperaturas. Além disso, variações no teor de umidade ou na textura da trituração também podem afetar a vaporização das flores.

No caso do limoneno, o seu ponto de ebulição ocorre em 177 ° C / 350 ° F.

Vaporizar garante aproveitamento total dos terpenos

Desfrute de todo o aroma das flores com os melhores vapes do mercado! 

VAPORIZE JÁ

 

You may also like
Estudo: pacientes canábicos relatam melhoras na qualidade de vida
Estudo sugere: uso de cannabis não aumenta risco de ataque cardíaco
Fumaça de maconha ou tabaco: qual é mais prejudicial à saúde?
Estudo: usuários de maconha possuem menor risco de diabetes tipo 2

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.