Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > MUNDO > Belize avalia proposta de descriminalização da maconha

Belize avalia proposta de descriminalização da maconha


Espalhe a boa !

A onda da descriminalização da maconha parece que realmente – e finalmente – atingiu em cheio a América Latina. Do México ao Uruguai – passando, claro, pelo Brasil – cresce a cada dia o número de países latino-americanos que estão colocando em xeque as políticas proibicionistas.  A mais nova nação a integrar essa lista é Belize, localizada entre o México e a Guatemala.

Localizado entre o México e a Guatemala, Belize pode se transformar no mais novo destino legalize do Caribe.

Com aproximadamente 400 mil habitantes, o país avalia a descriminalização da posse de pequenas quantidades da erva. O governo do primeiro-ministro Dean Barrow nomeou uma comissão para estudar a possibilidade de liberar o porte de até 10 gramas de maconha. Atualmente, a legislação considera crime o porte de quantias inferiores a 60 gramas, passível de prisão por três anos ou fiança de U$ 26.000.

“A palavra descriminalização significa, no caso, que o tratamento às infrações será ajustado de forma a reduzir ou remover completamente os inconvenientes gerados pela legislação atual”, afirma o comunicado oficial. “A iniciativa é motivada pelo aumento das evidências de que as leis em vigor prejudicam segmentos marginalizados da nossa população.” O documento afirma ainda que a decisão é “apoiada por tendências internacionais em relação a descriminalização”.

O projeto segue agora para o Conselho de Ministros. Até o próximo dia 20 de julho, a população pode dar sua opinião através de um endereço de email oficial. Se aprovado, o Ministério de Segurança Nacional ficará encarregado de elaborar a legislação, que só então seguirá para votação na Assembleia Nacional. Se tudo der certo, até o fim do ano Belize pode ser o mais novo destino legalize do Caribe.

**com informações do jornal AMandala. 

You may also like
Chipre legaliza uso terapêutico da maconha
Portugal legaliza uso de maconha com fins terapêuticos
Nos EUA, presos serão perdoados por crimes envolvendo maconha
Algoritmo português prevê quais os próximos países a legalizar a maconha

Leave a Reply