Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > MUNDO > Belize avalia proposta de descriminalização da maconha

Belize avalia proposta de descriminalização da maconha


Espalhe a boa !

A onda da descriminalização da maconha parece que realmente – e finalmente – atingiu em cheio a América Latina. Do México ao Uruguai – passando, claro, pelo Brasil – cresce a cada dia o número de países latino-americanos que estão colocando em xeque as políticas proibicionistas.  A mais nova nação a integrar essa lista é Belize, localizada entre o México e a Guatemala.

Localizado entre o México e a Guatemala, Belize pode se transformar no mais novo destino legalize do Caribe.

Com aproximadamente 400 mil habitantes, o país avalia a descriminalização da posse de pequenas quantidades da erva. O governo do primeiro-ministro Dean Barrow nomeou uma comissão para estudar a possibilidade de liberar o porte de até 10 gramas de maconha. Atualmente, a legislação considera crime o porte de quantias inferiores a 60 gramas, passível de prisão por três anos ou fiança de U$ 26.000.

“A palavra descriminalização significa, no caso, que o tratamento às infrações será ajustado de forma a reduzir ou remover completamente os inconvenientes gerados pela legislação atual”, afirma o comunicado oficial. “A iniciativa é motivada pelo aumento das evidências de que as leis em vigor prejudicam segmentos marginalizados da nossa população.” O documento afirma ainda que a decisão é “apoiada por tendências internacionais em relação a descriminalização”.

O projeto segue agora para o Conselho de Ministros. Até o próximo dia 20 de julho, a população pode dar sua opinião através de um endereço de email oficial. Se aprovado, o Ministério de Segurança Nacional ficará encarregado de elaborar a legislação, que só então seguirá para votação na Assembleia Nacional. Se tudo der certo, até o fim do ano Belize pode ser o mais novo destino legalize do Caribe.

**com informações do jornal AMandala. 

You may also like
Anvisa aprova duas consultas públicas sobre cigarros eletrônicos
Cannabis medicinal X maconha dos vagabundos
Uso psicoativo da maconha é identificado em ritual chinês de 2,5 mil anos atrás
Anvisa aprova proposta que pode liberar o cultivo de maconha medicinal para indústria

Leave a Reply