CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > SAÚDE > Maconha estará disponível a pacientes terminais e ex-viciados no Uruguai

Maconha estará disponível a pacientes terminais e ex-viciados no Uruguai

Lá vem o Uruguai mais uma vez surpreendendo pela lucidez & racionalidade ao lidar com a maconha. Na semana passada, mais precisamente no dia 15/5,  o vice-ministro de Saúde Pública (MSP), Leonel Briozzo, anunciou que o país administrará maconha medicinal a pacientes terminais, pessoas com doenças neurológicas e ex-viciados em drogas mais pesadas.

As evidências “mostram com clareza” que a cannabis “é útil” para três grandes usos terapêuticos: “os cuidados paliativos, as doenças neurológicas e a desintoxicação em drogas mais pesadas”, declarou Briozzo à imprensa durante um ato de vacinação dirigido a cidadãos que viajarão ao Brasil para a Copa do Mundo.

Nos cuidados paliativos, aplicados a pacientes terminais, a cannabis “tem a propriedade de diminuir a percepção de dor e melhorar o conforto dos pacientes”, destacou.

Quanto às doenças cerebrais, neurológicas ou neurodegenerativas, como a esclerose múltipla e certos tipos de epilepsia, a planta é empregada como “tratamento compassivo” quando outros não funcionam e demonstrou que melhora a qualidade de vida destes pacientes.

Também se observaram “benefícios” nos tratamentos de reabilitação para ex-viciados em drogas mais pesadas, como a cocaína, comentou.

Briozzo especificou que a maconha utilizada nestes casos será uma variedade especial sem THC, ou seja, sem o componente psicoativo da planta.

O uso terapêutico da cannabis está incluído dentro da regulação desta droga aprovada em dezembro pelo Parlamento uruguaio e que habilita a compra e venda e cultivo dentro de um marco legal.

No início de maio, o governo divulgou a regulamentação para o uso recreativo de maconha, enquanto seu uso medicinal ainda está pendente de uma regulação que levará “pelo menos dois ou três meses de trabalho”, segundo Briozzo.

Na atualidade, o uso médico da cannabis é legal em vários países do mundo, como Áustria, República Tcheca, Canadá, Finlândia, Israel, Alemanha, Itália, Países Baixos, Portugal, Espanha e alguns estados dos Estados Unidos.

Clique aqui para ficar por dentro das últimas notícias sobre maconha medicinal

*Fonte: Agência EFE

You may also like
Uruguai pode permitir venda de maconha a turistas estrangeiros
Maconha na Argentina: hermanos avançam na regulação da cannabis
Uruguai vê venda de maconha consolidada
Argentina legaliza venda de sementes de maconha

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.