Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > MEDICINAL > Estudo brasileiro afirma que canabinoides combatem depressão associada ao diabetes

Estudo brasileiro afirma que canabinoides combatem depressão associada ao diabetes


Espalhe a boa !
  • 370
    Shares
Conjunto de doenças crônicas que resulta em altos níveis de açúcar no sangue, o diabetes atinge atualmente cerca de 62 milhões de pessoas nas Américas, segundo dados da Organização Mundial de Saúde.

Só no Brasil, estima-se que 16 milhões de adultos sofrem com a doença e, por ano, 72 mil morrem no país.

Um dos sintomas mais insidiosos – e geralmente pouco discutidos – do diabetes é a depressão. Estatísticas indicam que uma em cada três pessoas com diabetes apresenta quadros depressivos.

É aí que entra a maconha…

Segundo um novo estudo veiculado na revista European Neuropsychopharmacology, os canabinoides são uma possível – e segura – opção de tratamento para a depressão associada ao diabetes.

A pesquisa foi realizada por uma equipe de cientistas brasileiros de instituições distintas, como Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade de São Paulo.

“A fisiopatologia associada ao aumento da prevalência de depressão em diabéticos não é completamente compreendida, embora estudos apontem o sistema endocanabinoide como um possível alvo”, afirmam os cientistas.

Realizados em ratos diabéticos, os testes buscaram avaliar os efeitos de substâncias análogas aos canabinoides produzidas pelo corpo – como a anandamida – no tratamento da doença.

“Os resultados sugerem que, em relação à depressão associada ao diabetes, o endocanabinoide anandamida tem potencial para induzir mudanças neuro-adaptativas capazes de melhorar a resposta depressiva.

Maconha X diabetes

Não é de hoje que a ciência confirma os benefícios dos canabinoides para o tratamento de diabetes. Clique aqui para saber tudo sobre o assunto.

You may also like
Vaporização de canabinoides ajuda a aliviar sintomas da osteoartrite
Israel autoriza exportação de maconha para uso medicinal
Uso de maconha previne cirrose hepática em portadores de hepatite C
Nova Zelândia legaliza uso medicinal da maconha

Leave a Reply