Se tem algo que perturba os jardineiros – sobretudo nos primeiros cultivos – é reconhecer quando as sementes de maconha estão aptas para o plantio.
Afinal, ninguém merece investir uma boa grana comprando semente estragada que jamais vingará. Sem falar no tempo perdido na ilusão da germinação.
Pensando nisso, a equipe Maryjuana entrevistou alguns jardineiros experientes para saber como identificar as sementes de maconha saudáveis – e que renderão lindas flores em seu jardim.
Características das sementes saudáveis
É possível saber muito sobre a qualidade de uma semente de maconha apenas observando sua aparência.
A seguir, conheça 4 fatores determinantes no aspecto visual das sementes:
1) Cor escura: as sementes de maconha saudáveis possuem coloração preta, marrom e/ou cinza, com cinzas ou manchas por toda a superfície. “Sementes brancas ou verdes são prematuras e dificilmente irão brotar”, afirma El Ganjaman*, jardineiro chileno que soma 15 anos de cultivo caseiro e medicinal.
2) Brilho: sementes saudáveis apresentam um ligeiro brilho, como se houvesse uma espécie de “cera” revestindo o exterior.
3) Resistência: as boas sementes podem ser apertadas sem serem esmagadas, devido à “casquinha dura” que as revestem. “Sementes que esmagam facilmente entre os dedos provavelmente já estão mortas ou são fracas demais para se desenvolverem”, ressalta El Ganjaman.
4) Sem rachaduras: observe a semente por inteiro para se certificar de que não existe nenhuma pequena rachadura ou fenda em sua casca.
Aprenda a testar a qualidade das sementes de maconha
Para além dos aspectos visuais, também é possível testar a qualidade das sementes com métodos muito simples. “Basta colocar as sementes num recipiente com água e observar. Se dentro de algumas horas elas afundarem, então provavelmente irão brotar. Se flutuarem, podem estar mortas”, ensina Fernando Marleyson*, jardineiro brasileiro com quase uma década de cultivo em interior.
Marleyson lembra que só deve mergulhar as sementes na água quem pretende plantá-las imediatamente, uma vez que o processo estimula a germinação.
As sementes saudáveis podem estragar e perder o prazo de validade?
Como quase tudo nessa vida, as sementes de maconha também podem estragar ou perder o prazo de validade. Fatores como umidade, exposição à luz e temperaturas extremas podem afetar a qualidade das sementes.
Para quem planeja conservar as sementes por um período de tempo maior, El Ganjaman sugere guardá-las num compartimento fechado e ao abrigo da luz. “Dentro da geladeira ou freezer também é uma boa opção, sobretudo para quem vive em regiões mais quentes”, acrescenta Marleyson.
Se bem estocadas, as sementes podem se manter aptas para cultivo por um longo período – até 19 anos, como comprova este estudo.
Tudo o que você precisa saber para cultivar flores de qualidade
Quer seguir aprofundando os seus conhecimentos não só sobre germinação, mas sobre todos os tópicos necessários para começar a cultivar suas próprias flores hoje mesmo?
Então aproveite a oportunidade de aprender com quem mais entende do tema no Brasil no curso de cultivo de Growroom High School. Clique aqui para fazer parte dessa revolução verde!
*Por Equipe MARYJUANA