CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > BRASIL > Justiça do RN autoriza cultivo de maconha por mãe e filha para tratamento de depressão

Justiça do RN autoriza cultivo de maconha por mãe e filha para tratamento de depressão

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte (RN) liberou que uma mulher cultive maconha para o tratamento de depressão. A decisão, que foi publicada nesta quinta-feira (1/11) e é pioneira no país, é do juiz Mário Jambo e impede que a Polícia faça a prisão caso ela seja flagrada com as mudas. 

No pedido feito pela mãe, de 59 anos de idade, ela apresentou laudos médicos confirmando o diagnóstico das doenças de depressão e síndrome do pânico, assim como a receita de controle especial prescrevendo o extrato híbrido feito a partir de cannabis. Além disso, a mulher também juntou uma declaração da UFRN sobre a possibilidade de uso de seus laboratórios para parametrização do medicamento produzido para a paciente, assim como a declaração do diretor do Instituto do Cérebro da UFRN, Sidarta Ribeiro, sobre os benefícios da Cannabis.

A ação foi impetrada pelos advogados Gabriel Bulhões e Ubaldo de Araújo Silva. O objetivo da mulher era evitar que agentes policiais impeçam que ela  transporte ou cultive a planta, assim como impedir a apreensão de mudas das plantas utilizadas no tratamento.

“O primeiro aspecto a ser considerado é que o salvo conduto é solicitado para evitar eventual prisão pelo cultivo de plantas de Cannabis Sativa para fins terapêuticos. Veja-se, não se está pedindo autorização para o cultivo de substância entorpecente para fins recreativos. É para o tratamento de uma moléstia, conforme receitado pelo seu médico particular”, explicou Mário Jambo em sua decisão.

Argumentando que tem sido recorrente no Brasil e no exterior a prescrição de tratamento com base no extrato da maconha, o magistrado também lembra que o tratamento repressor sobre o uso da cannabis em tratamentos médicos tem sido revisto no exterior.

“Note-se que o tratamento essencialmente repressor dado à questão em nosso país por inspiração da política antidrogas norte-americana, é hoje seriamente questionada e revista até pelos síndrome do pânico no seu âmbito interno, tanto que vários Estados americanos já legalizaram o uso da Cannabis para fins medicinais, especialmente para pacientes com parkinson, câncer, glaucoma, epilepsia e até insônia ou dores nas costas”, disse o juiz, que completou. “Se não é crime o uso recreativo, muito menos pode ser considerado o uso terapêutico, especialmente quando corresponde a tratamento que é reconhecido cientificamente pela sua eficiência”.

Na decisão, o magistrado concedeu o salvo-conduto a mãe, determinando que a Polícia se abstenha de adotar qualquer medida voltada a cercear a liberdade de locomoção, por ocasião da importação de sementes, produção e cultivo da Cannabis Sativa e Cannabis Indica, com fins exclusivamente medicinais, suficientes para cultivo de seis plantas. Ainda na decisão, o juiz também liberou o transporte da cannabis e o Instituto do Cérebro da UFRN, onde ocorrem os testes laboratoriais.

*Fonte: Tribuna do Norte

Que tal turbinar a sua mente?

O conteúdo deste site foi criado por mentes turbinadas com café (Mary4:20)! 

SAIBA MAIS

 

You may also like
CBD no SUS: São Paulo terá distribuição gratuita de canabidiol
Maconha e TDAH: novo estudo sugere benefícios promissores
Anistia: 2,3 milhões de crimes relacionados à cannabis perdoados nos EUA
Estudo: pacientes canábicos relatam melhoras na qualidade de vida

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.