CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > BRASIL > Após reunião com Bolsonaro, Toffoli deve retirar descriminalização da maconha da pauta do STF

Após reunião com Bolsonaro, Toffoli deve retirar descriminalização da maconha da pauta do STF

O julgamento de um recurso que discute a descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal estava marcado para o dia 5 de junho. A descriminalização ao menos do porte da maconha é tida como certa. Projeto do governo prevê endurecimento no tratamento de usuários, com internação compulsória.

Após reunião com Jair Bolsonaro (PSL), onde foi tratado de um “pacto” entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli deve retirar da pauta a ação que pede a descriminalização do porte de drogas. A informação é da coluna de Mônica Bergamo, na edição desta quinta-feira (30) da Folha de S.Paulo.

O julgamento estava marcado para o dia 5 de junho. A descriminalização ao menos do porte da maconha era tida como certa.

A explicação para a possível nova suspensão do julgamento é que magistrados receberam há alguns dias a íntegra de um projeto já aprovado na Câmara e no Senado que mantém a criminalização e altera vários pontos da política nacional de drogas.

Ele adota uma abordagem considerada linha-dura e conservadora em relação às drogas, prevendo inclusive a internação involuntária de viciados.

O recurso que está no STF trata de um caso de um detento de São Paulo que foi flagrado com três gramas de maconha, e tem repercussão geral, o que significa que o entendimento que for firmado será aplicado a todos os processos semelhantes que tramitam na Justiça pelo país.

Além de Gilmar, os ministros Edson Fachin e Luís Roberto Barroso também votaram pela descriminalização do porte exclusivamente de maconha.

Fachin propôs que o STF declare como atribuição do Congresso estipular as quantidades mínimas que sirvam de parâmetro para diferenciar usuário e traficante. Barroso sugeriu que o porte de até 25 gramas de maconha seja parâmetro para configurar o uso pessoal. Alexandre de Moraes, que herdou o caso de Teori Zavascki – que havia pedido vista da ação -, liberou o caso em novembro do ano passado para dar continuidade à votação.

*Fonte: Revista Fórum

Que tal turbinar a sua mente?

O conteúdo deste site foi criado por mentes turbinadas com café (Mary4:20)! 

SAIBA MAIS

 

You may also like
Anistia: 2,3 milhões de crimes relacionados à cannabis perdoados nos EUA
Ministro do STJ propõe veto aos habeas corpus para cultivo de maconha
Trema micrantha Blume: conheça a planta nativa brasileira que é fonte de CBD
Vendas de CBD crescem no Brasil, mas produção interna ainda é pequena

1 Response

  1. Lucas de Pádua Tavares Moreira

    pra ser um viciado tem que existir uma propiedade química viciante como a nicotina do cigarro por exemplo, qual aquímica viciante na maconha, e qual o motivo dela ter sido proibida a apenas 1 seculo atrás, pelo que eu sei não foi por ser uma droga, foi por motivos politico e financeiros com intuito de favorecer uma empresa que gerava seus lucros com petroleo e proibir a maconha geraria mais lucro para a industria em questão a 1 seculo atrás, e como de se esperar país subdesenvolvido seguiram cegamente os passos de grandes potencias mundiais sem calcular consequencias ou questionar seus motivos

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.