CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > ESPORTES > Cannabis & atividade física, um par mais do que perfeito

Cannabis & atividade física, um par mais do que perfeito

Levantamento feito no estado americano do Colorado aponta que mais de 80% dos usuários de cannabis consomem a erva antes e depois da prática de atividade física.

Não é de hoje que o Maryjuana dedica-se a propagar os benefícios da cannabis para os atletas profissionais, amadores & entusiastas. Agora, a ciência tem avançado no sentido de comprovar nossas experiências e teses.

E, sim, parece que maconha e atividades físicas possuem muita coisa em comum, a começar pelo fato de muitos atletas (ou aspirantes a) fazerem uso da erva, tanto no pré como no pós-treino.

Tal fato foi constatado por uma recente pesquisa da Universidade do Colorado em Boulder (local onde o uso de cannabis com fins recreativos é permitido desde 2014). Segundo o levantamento, 82% dos canabistas têm o hábito de combinar o consumo de cannabis com a prática de exercícios físicos.

A despeito do estereótipo ultrapassado do “maconheiro preguiçoso”, o fato é que a erva parece tornar as coisas mais divertidas e toleráveis, incluindo a sua ida à academia.

Estudo sugere que a maconha remove barreiras à prática de atividade física

Realizada por uma equipe de cientistas do Departamento de Psicologia e Neurociência e do Instituto de Ciência Cognitiva da Universidade do Colorado, a pesquisa publicada na revista Frontiers in Public Health contou com a participação de 600 adultos consumidores regulares de cannabis, todos moradores de estados norte-americanos que já legalizaram a erva.

Ao todo, 82% dos participantes declararam ter o hábito de usar maconha uma hora antes ou até quatro horas depois dos exercícios. Desses, 70% afirmaram fazer isso para aumentar o prazer na hora de treinar, sendo que 67% faz uso de cannabis antes & depois dos treinos.

Uma parcela ainda maior dos atletas – 78% – disse que a erva também auxilia na recuperação pós-treino. E cerca de 50% disse ainda que a cannabis aumenta a motivação para os esportes.

Este estudo não mediu questões relacionadas à performance, mas aferiu que apenas 38% dos usuários ​​disseram que o uso de cannabis aumenta o desempenho nos treinos.

“Há um estereótipo de que o uso de cannabis leva as pessoas a serem preguiçosas e sedentárias, mas tais dados sugerem que esse não é o caso”, escreveu a autora sênior Angela Bryan, professora do Departamento de Psicologia e Neurociência e do Instituto de Ciência Cognitiva.

Evidências por toda parte

Embora existam pouquíssimos estudos sobre as relações entre cannabis X atividades físicas, o que não faltam são evidências que corroboram os achados da pesquisa feita pela UC Boulder.

Já é comprovado cientificamente que alguns dos canabinoides presentes na planta, como o THC e o CBD, podem bloquear os receptores da dor. Existem também muitas evidências científicas sobre as propriedades anti-inflamatórias dos canabinoides, o que certamente auxilia na recuperação pós-treino.

Tais conexões levam os cientistas a supor que o uso de cannabis pode ajudar os indivíduos a se exercitarem mais à medida que envelhecem. “Se a cannabis puder aliviar a dor e a inflamação, ajudando os mais velhos a serem mais ativos, isso seria mais um benefício”, declarou Angela Bryan.

Que tal turbinar a sua mente?

O conteúdo deste site foi criado por mentes turbinadas com café (Mary4:20)! 

SAIBA MAIS

 

You may also like
Estudo: pacientes canábicos relatam melhoras na qualidade de vida
Estudo sugere: uso de cannabis não aumenta risco de ataque cardíaco
Fumaça de maconha ou tabaco: qual é mais prejudicial à saúde?
Estudo: usuários de maconha possuem menor risco de diabetes tipo 2

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.