Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > VAPER > SAÚDE & BEM-ESTAR > Guia de Terpenos #7: Terpinoleno

Guia de Terpenos #7: Terpinoleno


Desta vez, o “Guia de Terpenos Maryjuana” apresenta o terpinoleno, que consiste em outro composto aromático comumente encontrado na cannabis. 

Presente em diversas espécies de plantas, este terpeno também é abundante em muitas strains, como veremos mais adiante.

E, caso você ainda tenha dúvidas sobre o que são terpenos, clique aqui que te explicamos tudo!

Terpinoleno: bactericida natural

Estrutura química do terpinoleno: C10H16

Um dos responsáveis pelo pungente aroma amadeirado da maconha, o terpinoleno é encontrado em diversas plantas, a exemplo de pinheiros, tea tree, cominho, noz-moscada, alecrim e sálvia, só para citar algumas.

Repleto de benefícios à saúde, esse terpeno tem sido cada vez mais estudado por cientistas em todo o mundo, com reconhecidas propriedades antimicrobianas e bactericidas.

Quando presente nas flores de maconha, o terpinoleno atua em sinergia com os fitocanabinoides – a exemplo do tetrahidrocanabinol (THC) e o canabidiol (CBD) – influenciando diretamente nos efeitos da erva no organismo humano (o chamado “efeito comitiva”).

Vale sempre lembrar que a maconha produz este terpeno – e todos os demais – como parte de suas defesas naturais contra pragas e predadores.

Sabor e aroma

O aroma pungente e amadeirado do terpinoleno é semelhante ao de outro terpeno – o pineno – embora possua um toque mais floral, herbal e adocicado.

Efeitos medicinais

Em 2005, um estudo feito por pesquisadores da Alemanha considerou o terpinoleno um antioxidante capaz de impedir danos por oxidação celular causada pelo LDL (o famoso “colesterol ruim”).

Há também indícios de que o composto aromático possa auxiliar no combate às células cancerígenas, conforme aponta pesquisa de 2012 feita no Japão.

Isso sem falar em suas propriedades sedativas, ansiolíticas e indutoras do sono, que foram ressaltadas em outro estudo japonês publicado em 2013.

Confira todos os seus benefícios à saúde:

  • Antioxidante
  • Antifúngico
  • Bactericida
  • Antimicrobiano
  • Relaxante
  • Combate a insônia
  • Combate células cancerígenas

Strains ricas em terpinoleno

A lendária Jack Herer é uma das strains que possui grande quantidade de terpinoleno.

É sempre importante lembrar que o aroma das genéticas de cannabis é único, variando de acordo com uma série de fatores, incluindo técnicas de cultivo, tempo de floração, secagem e cura. Sendo assim, plantas de uma mesma linhagem podem apresentar notas aromáticas distintas dependendo de como e onde foram plantadas e processadas.

O terpinoleno, por sua vez, é encontrado com mais frequência em strains de predominância sativa, incluindo a lendária Jack Herer.

Outros exemplos de genéticas ricas nesse terpeno são Ghost Train Haze, Dutch Treat, Golden Pineapple, Pineapple Kush e Orange Cookies, entre outras.

Temperatura

Para desfrutar ao máximo dos terpenos da cannabis, é preciso ficar de olho na temperatura.

Por esse motivo, métodos de consumo que envolvam combustão (como o bom e velho baseado) não são indicados para quem deseja degustar a totalidade desses compostos aromáticos extremamente voláteis.

Não por acaso, a vaporização é uma das maneiras mais eficientes para o consumo de terpenos. Dê preferência aos vaporizadores de ervas com regulagem de temperatura.

Vale ressaltar que diferentes canabinoides e terpenos vaporizam a diferentes temperaturas. Além disso, variações no teor de umidade ou na textura da trituração também podem afetar a vaporização das flores.

O ponto de ebulição do terpinoleno ocorre em 177°C/ 350°F. ‎

*Junte-se à roda do Maryjuana no Telegram.

Vaporizar garante aproveitamento total dos terpenos

Desfrute de todo o aroma das flores com os melhores vapes do mercado!

VAPORIZE JÁ

You may also like
Guia de Terpenos #6: Beta-cariofileno
Guia de Terpenos #5: Humuleno
Guia de Terpenos #4: Linalol
Guia de Terpenos #3: Pineno

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.