CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > ATIVISMO > Carnaval de Olinda terá primeira Casa de Redução de Danos do país

Carnaval de Olinda terá primeira Casa de Redução de Danos do país

Batizado de “Casa Fique Suave”, projeto pioneiro prestará serviços de acolhimento e informação sobre uso de álcool e outras drogas.

Assim que chegar a sexta-feira de Carnaval, o sobrado de nº 155 da Ladeira da Misericórdia, em Olinda (PE), vai se transformar na primeira Casa de Redução de Danos (RD) no Carnaval do Brasil.

 A casa é parte da ação “Fique Suave no Carnaval – Se for usar drogas, reduza os danos”, que vai atuar de forma integrada através do trabalho de agentes redutores de danos durante todo o carnaval da cidade de Olinda, com a distribuição gratuita de kit de redução de danos composto por soro, canudos, camisinhas, tatuagens corporais da RD, água, protetor solar, pirulito, cartão com tabela sobre a mistura de drogas, sedas e piteiras.

Ao todo, serão mais de 30 agentes subindo e descendo a ladeira, estimulando um carnaval mais seguro e com direito a prevenção.

A Casa Fique Suave é uma iniciativa coletiva que oferecerá serviços de informações responsáveis sobre uso de drogas e estratégias de redução de danos, visando a segurança dos usuários de álcool e outras drogas durante a folia, além de cerveja artesanal, kits de redução de danos, espaço de descanso, frutas, água e muito mais.

A casa é produzida pela Palaffit Produções, em parceria com a Escola Livre de Redução de Danos e demais coletivos antiproibicionistas, de comunicação, cervejarias, tabacarias e alimentação. 

Carnaval suave

A Casa Fique Suave funcionará de sábado (22/2) a terça-feira (25/2) do Carnaval de Olinda. Dentro dela, funcionarão três espaços: #Informa, com acesso ao Museu das Drogas, exposição sobre a história e o uso de drogas, composição, efeitos e estratégias de redução de danos, também vamos oferecer testagem de substâncias, para que os foliões tenham direito de saber o que estão consumindo; #Calibra, com águas e frutas liberadas, cervejas sem transgênicos, comida e música para deixar calibrado para voltar para o frevo das ruas; e #Recupera, voltado para descanso e acolhimento, estimulando com práticas integrativas de aromoterapia e cromoterapia.

A Ação completa do “Fique Suave no Carnaval” terá também o “Quintal Fique Suave”, área de acesso gratuito para acolhimento e redução de danos, e o “Fique Suave nas Ladeiras”, com as equipes de agentes de redução de danos atuando diretamente nas ruas. 

Para Ingrid Farias, umas das coordenadoras da Escola Livre de Redução de Danos, a ação é pioneira na iniciativa de oferecer durante a maior festa popular do mundo informação responsáveis sobre uso de drogas. “Esse é um projeto piloto, uma experimentação. Nosso objetivo é mostrar às pessoas e ao Poder Público a necessidade de olhar para o consumo de álcool e outras drogas a partir da informação responsáveis pautada na saúde pública, e não do punitivismo, em especial no Carnaval, quando esse consumo acontece muitas vezes sem as pessoas saberem o resultado das interações com substâncias. Acreditamos no acesso a informações responsáveis sobre uso de drogas e a disseminação de estratégias de RD para que as pessoas possam aproveitar esse momento de alegria, e não se colocar em risco se escolherem fazer uso de drogas”, defende a bióloga e redutora de danos. 

O que significa “Redução de Danos” (RD)?

A Redução de Danos é um conjunto de estratégias e práticas individuais e coletivas, com o objetivo de reduzir os danos associados ao uso de drogas psicoativas (lícitas e ilícitas) para pessoas que não querem ou não podem parar de usar drogas.

As intervenções são baseadas no compromisso com a autonomia dos cidadãos, a saúde pública e os direitos humanos, tendo em perspectiva o acolhimento e a autonomia de escolha das pessoas em contraponto a políticas e práticas punitivistas.

Sobre a Escola Livre de Redução de Danos

A Escola Livre de Redução de Danos é uma organização política profissional, que nasce em solo pernambucano, na cidade de Recife, com a proposta de fortalecimento dos direitos humanos para pessoas que usam drogas, atuando a partir do projeto político antiproibicionista e antimanicomial.

O principal objetivo é desenvolver atividades que vão desde a formação acadêmica e política, estudos, pesquisas, eventos, seminários, intervenções em campo, até o fortalecimento de movimentos sociais que atuem com ações transversais à redução de danos.

Mais informações sobre a casa podem ser obtidas online através do link: http://abre.ai/casafiquesuave 

*Junte-se à roda do Maryjuana no Telegram.

Que tal turbinar a sua mente?

O conteúdo deste site foi criado por mentes turbinadas com café (Mary4:20)! 

SAIBA MAIS

You may also like
Fumaça de maconha ou tabaco: qual é mais prejudicial à saúde?
10 rolês onde só um vaporizador de ervas pode te salvar
5 maneiras de compartilhar maconha em tempos de coronavírus
Pesquisadores franceses testam eficácia dos cigarros eletrônicos

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.