CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > ATIVISMO > Drogas na Quarentena: site reúne informações sobre política de drogas em tempos de pandemia

Drogas na Quarentena: site reúne informações sobre política de drogas em tempos de pandemia

Batizado de “Drogas na Quarentena”, novo site surge com a proposta de reunir campanhas e informações sobre política de drogas em temos de coronavírus.

Lançado neste mês de maio, o site “Drogas na Quarentena” nasceu através da parceria entre a Plataforma Brasileira de Política de Drogas e a Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas.

O projeto tem o propósito de fiscalizar e analisar os impactos das políticas de drogas aplicadas no país a partir deste novo cenário de pandemia que se apresenta.

“Como ele, pretendemos vigiar e cobrar o Poder Público para que as atuais circunstâncias não possibilitem ainda mais violações de direitos contra populações vulneráveis no período que o coronavírus é uma realidade no Brasil“, afirma comunicado oficial das entidades.

O endereço eletrônico também reúne documentos oficiais do governo, notícias e iniciativas de organizações e coletivos brasileiros que estão atentos a essas questões.

O site se divide em quatro seções: Usos e Quarentena, que abarca a campanha da Iniciativa Negra “Brisa em Casa”, Sistema de Justiça e Encarceramento, Cuidado e atenção e Segurança Pública.

Brisa em casa

No eixo sobre Usos e Quarentena, fortalecendo o isolamento social, a Iniciativa Negra iniciou a campanha “Brisa em Casa” com conteúdos mais leves nas redes sociais, com objetivo de dialogar diretamente com o usuário, levando informações sobre uso adulto de substâncias psicoativas durante o período de isolamento social e orientações visando a redução de danos.

“Brisa em Casa” também promove transmissão de lives com profissionais das áreas da saúde, assistência social e artística para conversarem sobre serviços, cuidados e trocas de experiências com os espectadores, que podem participar com dúvidas e perguntas.

Nesta seção do site, também serão compartilhadas informações sobre saúde mental, atendimento à distância a pessoas em situação de vulnerabilidade, direito ao acesso a medicamentos e estudos que alertam sobre o aumento do consumo de álcool e outras drogas em situações de confinamentos.

Na seção Sistema de Justiça e encarceramento, encontram-se informações sobre a campanha “Liberdade é uma questão de saúde pública”, que cobra do Judiciário medidas desencarceradoras, considerando que é impossível seguir as recomendações de prevenção do coronavírus na prisão. A campanha tem como base a recomendação 62/2020, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Tal recomendação explicita a importância da substituição da prisão por medidas alternativas.

Além desta campanha da Plataforma Brasileira de Política de Drogas – PBPD, este eixo traz matérias e dados sobre a entrada do novo coronavírus nas prisões e o descaso do governo para com a população encarcerada e seus familiares.

Em Cuidado e atenção, são disponibilizadas informações sobre iniciativas de organizações civis que se mobilizam para arrecadar doações, cadastrar voluntários e profissionais que se disponham a assistir a esta população em situação vulnerável, com orientações de higiene e de serviços disponíveis para refeições, banho e sono, e também acompanhamento jurídico, por exemplo.

O tema Segurança Pública traz dados de monitoramento e artigos que reforçam a importância do papel do Estado em cooperar nas ações de prevenção e garantia de direitos, sem excessos que violam direitos humanos. Questões relacionadas às intersecções do racismo, sexismo, lgbtfobia, machismo, com uma lógica punitivista, bem como as desigualdades sociais e econômicas presentes em todas as regiões do país, podem se agravar neste momento.

Clique aqui para acessar o site “Drogas na Quarentena”.

*Junte-se à roda do Maryjuana no Telegram.

Que tal turbinar a sua mente?

O conteúdo deste site foi criado por mentes turbinadas com café (Mary4:20)!

SAIBA MAIS

You may also like
Amsterdã: prefeita propõe legalização da cocaína para combater o tráfico
Maconha também é propósito: um olhar reflexivo para além de 2023
Marcha da Maconha é alvo de perseguição política no interior paulista
Biden anuncia perdão a condenados por posse de maconha nos EUA

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.