CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > BRASIL > Instagram remove contas de marcas e ativistas canábicos brasileiros

Instagram remove contas de marcas e ativistas canábicos brasileiros

É com muita tristeza e certa indignação que estamos aqui para relatar que diversas contas de marcas e ativistas canábicos brasileiros estão sendo derrubados pelo Instagram, incluindo nossos perfis @maryjuanabr e @mary420cafe. Saiba como nos ajudar.

Não está fácil. Em meio à pandemia sem fim, o Instagram resolveu suspender diversos perfis de marcas e ativistas antiproibicionistas brasileiros.

Pela quarta vez, a rede social suspendeu o perfil @maryjuanabr, com 31 mil seguidores, na última sexta (5/3), após ter retornado com o mesmo ao ar poucas horas antes (sim, a terceira vez em que o perfil foi suspenso tinha ocorrido um dia antes, na quinta – 5 de março).

CLIQUE AQUI para seguir nosso perfil back-up!

Quando devolveram nossa conta na sexta, por volta das 17h, recebemos a seguinte mensagem pedindo “desculpas” via email:

Após assumir que tinham suspendido a conta @maryjuanabr por engano, o Instagram voltou a suspendê-la poucas horas depois, às 22h.

No mesmo dia, a empresa também suspendeu o perfil da linha de cafés especiais Mary 4:20, com cerca de 7 mil seguidores.

Sem motivos

Em nenhuma das ocasiões a rede social apresentou qualquer justificativa ou motivo claros para a suspensão dos perfis, mas apenas informações vagas sobre “violação aos termos”.

No entanto, QUAIS violações seriam essas é algo que nunca ficou claro até então.

No ar desde meados de 2014, o Instagram @maryjuanabr sempre foi um canal de divulgação de informações e notícias sobre cannabis, a exemplo de milhares de outras arrobas semelhantes.

Já o perfil do @mary420cafe promovia educação sobre café e divulgação dos rótulos do Mary 4:20, primeira linha de cafés especiais inspirada em genéticas de maconha.

Termos

Ao ler os tais “termos de uso” do Instagram, fica ainda mais difícil compreender as razões por trás da exclusão aleatória de contas que se prestam unicamente à divulgação de informações e produtos legais.

Além disso, existem milhares – ou, até mesmo, milhões – de perfis com conteúdos semelhantes sobre maconha.

Isso sem falar em outra infinidade de @’s dedicados aos mais diferentes tipos de conteúdos absurdos e “fake news” (estas, sim, que deveriam ser combatidas pela plataforma) que seguem firmes e fortes sem jamais cair – alguns, inclusive, com verificação concedida pelo app.

Ativistas brasileiros na mira do Instagram

Não restam dúvidas de que, seja lá por qual motivo – e só nos resta brisar nisso uma vez que a plataforma não nos retorna com mais informações – os ativistas canábicos brasileiros estão na mira do Instagram.

Além do Maryjuana e Mary 4:20, diversos outros perfis de ativistas e projetos nacionais ligados à cannabis foram removidos da rede social recentemente.

É o caso do Girls In Green, outra plataforma de comunicação canábica gerida por mulheres que teve a conta do Instagram removida no final de fevereiro, com mais de 100 mil seguidores.

E não foi a primeira vez que as meninas perderam o perfil no IG. Quem nos segue há tempos deve lembrar que isso já aconteceu antes, e que perdemos todo o conteúdo, as interações e as mensagens que são tão preciosos para nós”, afirmaram em comunicado na época.

Neste caso, a conta retornou ao ar no dia seguinte, também sem maiores explicações.

Quem também acabou de perder a conta no Instagram foi o ativista Ricardo Petraglia, do Moby Dick Show, cujo perfil @mobydickshow foi removido nesta quarta (10/3).

Militante pela legalização do cultivo caseiro de maconha, Dick possui habeas corpus que o permite cultivar suas próprias flores.

“Não sou um criminoso e não transgrido a lei”, afirma. “Calado não ficarei enquanto vivo for”, ressalta o ativista, que também já criou uma conta extra para seguir divulgando suas mensagens na rede.

Fortaleça

Enquanto fazemos de tudo para recuperar nossos perfis no Instagram, gostaríamos de solicitar a sua ajuda.

Siga, curta e compartilhe os conteúdos de nossas contas back-up @maryjuana_br e @mary420cafes.

Quando postar algo no feed ou stories, utilize as hashtags #voltamaryjuanabr e #voltamary420cafe, marcando também o @instagram.

Aproveite também para se inscrever em nossa newsletter e grupo no Telegram.

Divulgar informações sobre cannabis ou qualquer outra substância não é e jamais poderá ser considerado uma “violação” aos termos do Instagram.

Junte-se a nós nesta corrente contra a proibição, a censura e a hipocrisia!

You may also like
ChapaSongs #167: 15 músicas obscenas (Filthy Fifteen)
Nota sobre o caso Boldinho
Redes sociais censuram campanha de candidato a vereador pró-cannabis em BH
Maryjuana promove live sobre empreendedorismo canábico com Felipe Andrade, da Pufflife

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.