CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > ATIVISMO > ARTIGOS > Por que o Canadá quer diminuir a idade para o acesso legal à maconha?

Por que o Canadá quer diminuir a idade para o acesso legal à maconha?

No Canadá, o uso medicinal da maconha está legalizado desde 2001, e agora o governo acerta os últimos detalhes para legalizar do uso recreativo em 2018.

Talvez, o assunto mais polêmico neste processo tenha sido sobre o estabelecimento da idade mínima legal para posse e uso da maconha. Diferentemente dos vizinhos americanos, os canadenses querem permitir que cidadãos ainda mais novos tenham acesso à planta.

Na campanha eleitoral de 2015, Justin Trudeau, o então líder do partido liberal do Canadá, comprometeu-se a legalizar a maconha para uso recreativo no país. Os liberais venceram as eleições e Trudeau tornou-se primeiro-ministro.

O primeiro passo dado por Trudeau foi a criação de uma força-tarefa para discutir e delinear todo o processo de legalização e regulamentação da maconha recreativa. A partir desta força-tarefa foi criado um documento com mais de cem páginas com diversas recomendações. Dentre elas, uma em especial chamou a atenção: que a idade mínima para posse e uso legal de maconha fosse de 18 anos de idade.

A decisão dos canadenses em legalizar o uso recreativo da maconha repercutiu na mídia internacional (Imagem: Moudakis Cartoon).

A idade mínima recomendada pelos canadenses é menor que a estabelecida pelos americanos. Nos Estados Unidos, uma pessoa deve ter no mínimo 21 anos para ter acesso à maconha para uso recreativo. E por que o Canadá não adotou a mesma regra? Por mais estranho que possa parecer, foi para garantir maior proteção aos jovens canadenses. Pesquisadores destacam três fatores principais para justificar a decisão:

  1. A diminuição da idade irá desviar o acesso dos jovens de mercados ilegais e não regulamentados. Ao invés disso, estarão disponíveis a eles uma oferta mais segura, com maconha de qualidade e rigorosamente regulada.
  2. A faixa etária que mais consome maconha no Canadá são os jovens entre 18 e 24 anos. Permitir o acesso legal à planta irá reduzir o número de jovens acusados de posse e de entrar no sistema de justiça criminal.
  3. A recomendação também tem o objetivo de manter coerente a idade para acesso legal à maconha com álcool e tabaco, que é de 18 ou 19 anos no território canadense.

Para que este plano funcione, o governo canadense promete que a substância permanecerá estritamente controlada. Somente revendedores e produtores licenciados pelo governo poderão comercializar a planta. Em dezembro de 2016, Trudeau anunciou em entrevista ao jornal Toronto Star: “A intenção é proteger melhor nossos filhos do acesso fácil à maconha que eles têm agora, e remover os elementos criminosos que estavam lucrando com a planta”.

*Por Lia Esumi: Bióloga, MS/PhD em Psicobiologia e colaboradora no Maryjuana.

You may also like
Amsterdã fica de fora do experimento de legalização da maconha na Holanda
Canadá registra queda nas vendas de cerveja após legalização da maconha
Maconha também é propósito: um olhar reflexivo para além de 2023
Estudo: uso de maconha pode afetar capacidade de pensar e planejar

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.