CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > MUNDO > El Chapo é sentenciado à prisão perpétua nos EUA

El Chapo é sentenciado à prisão perpétua nos EUA

O traficante de drogas mexicano Joaquín “Chapo” Guzmán, conhecido como “El Chapo”, foi sentenciado nesta quarta-feira (17/7) à prisão perpétua, por um tribunal federal em Nova York, nos Estados Unidos. Ele deverá recorrer da sentença, segundo informou seu advogado.

Além da prisão perpétua, Chapo, um dos fundadores do cartel de Sinaloa, considerado o maior do mundo, foi sentenciado a mais 30 anos de prisão por porte de armas de fogo e a entregar US$ 12,6 bilhões (R$ 47,4 bilhões), disseram os procuradores.

O traficante tinha sido preso em 2016 e extraditado do México para os Estados Unidos em 2017. Desde então, ele ficou praticamente isolado do mundo exterior, em prisão solitária, por ter um histórico de fugas de cadeias mexicanas.

A sentença dada nesta quarta-feira ocorre cinco meses após o júri popular que, em fevereiro deste ano, considerou o traficante culpado por dez acusações feitas pelos procuradores norte-americanos.

“É justiça não só para o governo mexicano, mas para todas as vítimas de Guzmán [Chapo] no México“, disse Raymond P. Donovan, agente encarregado do escritório de Nova York da Administração de Repressão às Drogas, que teve papel fundamental em duas prisões do traficante, segundo o “The New York Times”.

Momentos antes de a sentença ser anunciada, El Chapo falou, por meio de um tradutor, sobre os dois anos e meio que passou em uma prisão americana. Ele não havia se pronunciado durante o júri de fevereiro.

“Foi uma tortura mental, emocional e psicológica 24 horas por dia”, declarou nesta quarta. Ele afirmou ter sido submetido a tratamento “cruel e desumano” , segundo a agência de notícia Reuters.

Chapo também declarou que um julgamento justo lhe tinha sido negado.

*Fonte: G1

**Foto: Getty Images

You may also like
O que acontece quando alguém é preso por tráfico de drogas?
Usar drogas é crime?
Comprar sementes de maconha é crime?
Comprei drogas pela internet e a correspondência foi apreendida; e agora?

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.