O vasto universo dos extratos de cannabis é composto, entre outros, por diferentes tipos de BHO (oléo de cannabis extraído com butano), a exemplo do shatter.
Os concentrados de maconha podem ser de diversos tipos, formas e consistências, variando bastante também em termos de pureza, canabinoides e terpenos.
Tanta diversidade é consequência do desenvolvimento de técnicas distintas de extração, que podem ser feitas com ou sem o uso de solventes. (Observação: não recomendamos que se tente utilizar métodos de extração com solvente em casa, devido aos riscos de incêndio e explosão).
As genéticas das plantas utilizadas também influenciam no produto final da extração, sendo responsáveis pela potência e sabor.
Os altos níveis de canabinoides e os sabores inconfundíveis garantem o sucesso de concentrados como o shatter.
Shatter: uma das formas de BHO
O gás butano é um dos tipos de solvente mais utilizados na produção de concentrados de cannabis, dando origem a uma série de especiarias, como o wax, que já apresentamos neste outro artigo.
Já o shatter consiste em um tipo de BHO (butane hash oil), translúcido e de cor geralmente dourada, cuja textura rígida o diferencia dos extratos mais pegajosos.
A palavra “shatter”, aliás, vem do inglês “estilhaçar, quebrar”, e faz referência à essa textura e consistência similares ao vidro.
Como o shatter é feito?
O shatter é extraído sob pressão e vácuo, seguindo uma série de protocolos para eliminar todos os traços de matéria vegetal e solvente do produto final.
Vale lembrar que o processo de produção das diferentes formas de BHO costuma ser muito semelhante, diferindo apenas em certas etapas/variáveis específicas (temperatura e tempo, por exemplo).
No caso do shatter, é preciso embeber toda a matéria vegetal (folhas e flores) em gás butano liquefeito, que promoverá a separação dos tricomas (cristas resinosos que concentram a maior parte dos canabinoides e tepernos).
A solução obtida a partir deste processo é então aquecida até que se elimine todos os vestígio de solvente. Para que se produza o extrato com a textura lisa e rígida do extrato, o material é deixado em repouso até que a etapa de purgação finalize.
Como usar o shatter?
Algumas opções de métodos para consumo do shatter são:
- Dab: sem dúvida, o método mais utilizado para o consumo de qualquer forma de BHO full melt, o dab permite degustar as extrações de forma pura, sem a interferência de outros sabores.
- No baseado: misturar o shatter no baseado também é uma opção para quem gosta de mesclar aromas e sabores.
- Vaporizadores: existem vapes projetados para o consumo de extrações, como o shatter. Trata-se de um método mais limpo e sem qualquer combustão.
Efeitos
Indicado tanto para usuários lúdicos como medicinais, o shatter é potente, contendo níveis de THC que podem ultrapassar os 80%.
Sendo assim, bastam um único dab para sentir seus poderosos efeitos (que, obviamente, consistem nos mesmos efeitos da cannabis, mas potencializados se comparado com as flores fumadas).
*Fotos: Silver Stem Cannabis
**Junte-se à roda do Maryjuana no Telegram.